Foguete falha em pousar e explode gloriosamente




Recentemente, um avanço incrível da companhia espacial privada SpaceX: eles conseguiram pousar seu foguete Falcon 9 na posição vertical com sucesso, depois de um voo profundo no espaço, um passo importante para baratear viagens espaciais, visto que isto torna o veículo reutilizável.
No entanto, a companhia enfrentou um pequeno retrocesso na sua última tentativa de pousar o até então reutilizável Falcon 9. No domingo, 17, o foguete falhou em sua tentativa por um triz – um problema com um dos mecanismos de bloqueio na perna do veículo o fez tombar após o desembarque. O resultado pode ser visto no vídeo abaixo: uma explosão.

Quem postou a filmagem na rede social Instagram foi Elon Musk, CEO da SpaceX. As imagens dramáticas foram gravadas da plataforma de pouso e decolagem.
Não se sabe ainda com certeza o que acarretou a falha, mas o bilionário tem algumas ideias. “A pinça de bloqueio não travou em uma das quatro pernas, fazendo [o foguete] tombar pós-pouso”, escreveu Musk na descrição do vídeo. “A causa pode ter sido o acúmulo de gelo devido à condensação de névoa pesada na decolagem”.
Embora este tenha sido oficialmente um fracasso, a SpaceX parece estar realmente fazendo progresso em direção a seus objetivos. Como já foi comentado acima, a empresa conseguiu lançar e pousar Falcon 9 em terreno sólido no mês passado, em um patamar histórico que aponta para um futuro mais brilhante para a aviação espacial comercial. Este foguete em particular, no entanto, não deve ser utilizado outra vez. [Gizmodo,TheVerge]
Fonte: http://hypescience.com/
Tecnologia do Blogger.